Tai Chi, uma forma de artes marciais lentas, ajuda a aumentar a memória, segundo estudo: Shots

Praticantes de tai chi com aprimoramento cognitivo melhoraram significativamente suas pontuações em testes de memória.

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Praticantes de tai chi com aprimoramento cognitivo melhoraram significativamente suas pontuações em testes de memória.

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Suas chaves não estão onde você está Eu pensei Você os deixou? Não consegue lembrar o título do livro? Eu tive esses momentos.

Em meio às nossas vidas ocupadas, a distração ou o cansaço podem explicar o nosso esquecimento. Mas gosto de fazer o que posso para ajudar a manter meu cérebro afiado quando ocorre o “congelamento cerebral”.

Há muitas evidências para isso O exercício pode ajudar a proteger Nossos corpos e cérebros. À medida que envelhecemos, os movimentos diários não precisam ser tão intensos. Na verdade, um novo estudo descobriu Mãe CUma forma de artes marciais lentas pode ajudar a retardar o declínio cognitivo e proteger contra a demência.

O estudo incluiu cerca de 300 idosos, em média com cerca de 70 anos, que relataram que a sua memória não era tão boa como costumava ser.

Como parte do estudo, todos os participantes eram Teste de 10 minutos, chamada de Avaliação Cognitiva de Montreal para medir a função cognitiva. A pontuação normal é 26-30. Uma pessoa com pontuação entre 18 e 25 é considerada com deficiência leve, o que significa que não tem demência, mas não é tão perspicaz como costumava ser e pode ter que trabalhar mais para manter as atividades diárias. A pontuação média dos participantes no início do estudo foi 25.


Potomac, Maryland. Uma aula de tai chi realizada no North Potomac Community Rec Center, em Tai chi, melhora o equilíbrio, previne quedas e ajuda a reduzir o declínio cognitivo.

Alison Aubrey/NPR

O estudo descobriu que aqueles que praticavam uma forma simplificada de Tai Chi eram chamados Tai Ji Quan Duas vezes por semana, durante cerca de seis meses, melhoraram sua pontuação em 1,5 pontos. Este aumento não é muito, mas o autor do estudo Dr. Elizabeth Ekstrom “Você basicamente se deu três anos extras”, diz ele, para evitar o declínio. O O estudo é publicado Nos Anais de Medicina Interna.

Alguém com comprometimento cognitivo leve perde cerca de meio ponto no teste a cada ano, em média, e quando sua pontuação cai abaixo de 18, as pessoas apresentam prejuízos leves por perda de memória e declínio cognitivo, explica Eckstrom.

Então, com base nesses resultados, “Se você puder continuar a fazer [tai chi] “Com dois ou três dias por semana regularmente, você ganhará anos extras antes de atingir o declínio da demência”, diz ele.

Eckstrom e seus colaboradores também testaram uma forma mais severa de tai chi. Tai Ji Quan Cognitivamente Aprimorado, onde acumularam desafios adicionais. Por exemplo, os participantes foram solicitados a soletrar uma palavra de trás para frente enquanto realizavam uma série de movimentos de tai chi.

“Quando você faz movimentos fluidos entre mente e corpo, você força seu cérebro a pensar mais”, explica Ekstrom.

Aqueles que praticaram este tipo de tai chi cognitivamente aprimorado melhoraram suas pontuações em cerca de 3 pontos. “Demos a você seis anos de função cognitiva extra”, diz ele. “Isso é muito.”

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Sua teoria sobre por que o tai chi é tão eficaz é que ele combina a memorização de movimentos chamados padrões, quase como uma coreografia. “Então, você está recebendo a atividade física e a parte da memória”, diz ele.

Dr.Um neurologista da Oregon Health & Science University, que não esteve envolvido no estudo, diz que os resultados correspondem a uma linha de evidências. Meta-análise, mostra os benefícios do tai chi. “É fascinante para mim”, diz Quinn, porque os resultados são impressionantes, mas “honestamente, não entendo por que funciona tão bem”, diz ele.

Os benefícios do exercício cardiovascular para ajudar a proteger o coração e o cérebro são bem compreendidos, diz ele. Mas o tai chi não é um exercício aeróbico, portanto o componente meditativo pode ter um efeito redutor do estresse que ajuda a explicar outros benefícios, diz ele.

“Torna-se uma prática de meditação”, diz Mary Beth Van Cleave, 86 anos, que mora em uma comunidade de aposentados em Portland, Oregon, com seu marido e seu gato. Ela começou o tai chi aos 75 anos e diz que sua prática a ajuda a se sentir fundamentada e alivia o estresse. .Tornou-se uma parte importante da minha vida”, diz Van Cleve.

Em termos de impulso cognitivo, ela acha que o tai chi ajuda na concentração. “Estou mais consciente de tentar fazer uma coisa de cada vez”, diz ele.

Uma limitação do estudo é que a maioria dos participantes eram brancos não hispânicos e dois terços tinham diploma universitário. É difícil saber se os benefícios se estenderão à população em geral. Um estudo Publicado no ano passado Existe um fardo desproporcional de comprometimento cognitivo e demência entre as populações negra e hispânica nos Estados Unidos, bem como entre aqueles com baixos níveis de escolaridade. Os pesquisadores dizem que gostariam de ver esforços para tornar o tai chi mais acessível, e até os 65 anos 1 em cada 5 pessoas Tem comprometimento cognitivo leve.

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Se você nunca praticou tai chi, uma arte marcial que se concentra na respiração controlada e envolve uma série de movimentos chamados formas, pode não parecer nada. Mas isso é um equívoco, diz Van Cleave: “Trabalhamos muito”, explica ele. Além disso, diz ele, os benefícios físicos são pronunciados.

“Muitas vezes evitei cair”, diz ele. “Isso se deve ao equilíbrio que o tai chi me proporciona”, diz Van Cleave.

Muitos estudos mostram que praticar Tai Chi pode ajudar Prevenir quedas e melhorar o equilíbrio O benefício é maior em idosos e pessoas que mantêm uma rotina regular de exercícios ao longo do tempo.

Esta história foi editada por Jane Greenhall

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